Dia 13/09 tivemos a primeira apresentação do seminário do livro de Eugenio Kusnet. O grupo que se apresentou foi o do amigo Pérsio.Falaram sobre a introdução do livro, Apresentação de Fernando Peixoto e a Biografia de Kusnet.
• O Ator e a verdade cênica = “Estar ardendo para inflamar”
Em 1964 – Festival Latino Americano de Teatro – Eugenio Kusnet, um senhor de 66 anos, calvo e de óculos chamou a atenção de Borghi e Peixoto, enquanto ensaiava sozinho a peça “ Pequenos Burgueses”.
Enfrentou a dificuldade: Palco Italiano X Oficina. –Levou o premio de melhor ator.
ATOR/ MESTRE – Surgiu a necessidade de transmitir experiências, conhecimentos, certezas incertezas e relacionar tudo isso em uma linha direta com o trabalho nas aulas.
Encenador X Grande Professor
Treinamento diário e sistemático - Stanislavski.
Ampliando aspectos – Iniciação a arte dramática e introdução ao método da ação inconsciente – É o que o livro O ator e o método fala.
Para Kunet o ator é o centro do espetáculo teatral.
TEATRO = ATOR + ESPECTADOR
Seu Método: Estudo/ Pesquisa – Exercícios físicos e emocionais.
Processo consciente e lógico capaz de provocar o inconsciente.
A qualidade fundamental do ator:
“ Convencer o espectador da realidade que ele ( ator) imaginou”.
“ A arte dramática é a capacidade de representar a vida do espírito humano em público e de forma artística” Stanislaviski
O Eugênio Reconhece, porem não mistifica
FÉ = Real e Cenica = Ambas diferentes.
INFLUENCIA : STANISLAVSKI X BRECHT
“ O único critério para avaliar um espetáculo é sua influencia sobre o espectador nos dias de hoje” Brecht.
Na Arte não existem leis invioláveis !!!
O grande mito : Encarnar o personagem.
Realidade:
• Ator cidadão
• Ator Consciente
• Ator com fé cênica, mas não alienada.
O ator é a ponte entre o personagem e a platéia - Quem relaciona como a platéia é o ator e não o personagem
O ator engajado com o mundo que o cerca. A O ator e o método reúne:
• Regras e exercícios
• Relatos pessoas
• Relatos de colegas de trabalho
• Relatos de aluno/ atores
Fontes utilizadas para elaborar o pensamento:
• Filmes
• Discos
• Ensaios
• Espetáculos.
O ator e o método é livro para atores:
• A profissão mais contraditória e fascinante que existe
• É preciso ter consciência desse oficio
• Agir com responsabilidade e paixão
“ Pois o teatro se aprende fazendo mas não se aprende, nem se realiza alguma coisa conseguinte, se a prática não for acompanhada no cotidiano, de uma reflexão rigorosa e exigente e intransigente”
“ SE VOCÊ NÃO ESTIVER ARDENDO, NÃO PODERÁ INFLAMAR NINGUEM”