quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Seminário 02 “ O Ator e o método ”

”Dia 20, tivemos a segunda apresentação do seminário com o grupo Aline, Mirtes ( linda) e Karine. Elas abordaram o primeiro capitulo e uma introdução ao segundo capitulo.
No primeiro Capitulo do Livro, Eugenio Kusnet estabelece um conversão ara o estudo, comparando a arte a ciência.


Ele define o que é arte para ele.
“ O ator: o sol do teatro. O ator é a parte mais importante para o fazer teatral. Ator e espectador são fundamentais para o teatro.


“ Pior que radio – novela” Essa frase é quando ele da o exemplo de um mau teatro ( caricato, estereótipo, hoje seria uma novela mexicana! Eu gosto de novela mexicana) Um bom teatro tem que ser natural , é aquele que convence.


" A arte dramática é a capacidade de representar a vido do espírito humano em público em forma artística” A vida do espírito humano no completo fazer teatral - A beleza estética conta porem o foco principal é o ator. Não adianta ter grandes efeitos, dse o ator ( foca) não “funciona”


“ Para convencer alguém de algo deve-se ter convicção plena no que está sendo feito”


FÉ – “ Não se pode confundir fé do ator com a fé real”
" O senso da realidade objetiva não impede de a sinceridade Dos sentimentos criados pela fé cênica”

Kusnet questiona os atores geniais, como eles conseguem fazer seus papeis com tanta verdade. E só a uma resposta : INSPIRAÇÃO.
Inspiração: Como se chega nela?

“ A fé cênica “o estado psicofísico que nos possibilita a aceitação espontânea de uma situação e de objetivos alheios como se fosse nossos”.


Ele diz que a medida que você conhece e sabe os objetivos consegue ir pela técnica ao mesmo caminho dos gênios.O segredo da fé cênica é obtida com a imaginação


INTRODUÇÃO AO CAPITULO 02
“ Fator “ ação” é o mais importante da nossa arte”
“Em cena o ator age em nome de outra pessoa sem deixar-se desaparecer-se”


Na nossa criação não temos como desvincular o ator e personagem. Ele diz ainda que a maior armadilha do ator é o sentimentalismo.


“ A vaidade atrapalha o ator, os problemas e objetivos do ator não interessam ao espectador
“ O nosso hoje é apenas o resultado do movimento do nosso ontem em direção ao nosso sentimento